17 de jun. de 2008

História de Street Fighter

Street Fighter, popularmente abreviado para SF, é uma popular série de jogos de luta na qual o jogador controla lutadores de diversas partes do mundo, cada qual com seus golpes especiais. A série é propriedade da empresa de jogos Capcom e teve seu primeiro jogo lançado em agosto de 1987.

Street Fighter fez pouco impacto em seu lançamento. Porém seus controles eram inovadores, com 1 joystick e 2 botões hidráulicos, que dependendo da força davam potência diferente ao golpe. Como geralmente se batia com muita força, foram trocados pelos 6 botões que se tornaram tradição na série.

O game acompanhava Ryu ou Ken Masters , duelando com 10 lutadores de 5 países. O game introduziu os golpes especiais da Bola de Fogo (Hadouken), Soco do Dragão (Dragon Punch, Shouryuken), e Chute Furacão (Hurricane Kick, Tatsumaki Senpukyaku), que ficariam com Ryu e Ken pelo resto da série.

Inicialmente lançado como Street Fighter II: The World Warrior em 1991, SF II tornou-se um grande sucesso, popularizando o estilo de jogo. Controlando entre 8 jogadores (Ryu, Ken, Blanka, Zangief, Dhalsim, Guile, E. Honda, e Chun-Li, todos de países diferentes exceto os japoneses Ryu e Honda, e os americanos Ken, Balrog e Guile), além de 4 chefes (Sagat, que aparecera no jogo original; Balrog, Vega, e M. Bison). Por sinal, os três chefes "novatos" tiveram seus nomes alterados fora do Japão (o boxeador afro-americano era chamado M. Bison, parodiando Mike Tyson; para evitar processo, a Capcom rebatizou-o como Balrog, que era o nome do toureiro espanhol rebatizado Vega; que era o nome do chefe final, esse batizado como M. Bison).

Além de receber conversões para o Super NES (ajudando o console a vender no começo da década de 90) e Commodore 64,IBM PC e Commodore Amiga, SF II recebeu novas versões:

  • Street Fighter II': Champion Edition (1992), convertido para o Turbografx-16, Sega Mega Drive, e Sega Master System (produzido pela Tec Toy)
  • Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting (1992), convertido para o SNES, e lançado para o Xbox Live Arcade do Xbox 360.
  • Super Street Fighter II: The New Challengers (1993), que adicionava os personagens Cammy White, Fei Long, T. Hawk e Dee Jay. Versões para Amiga, DOS, 3DO, Dreamcast, GBA, PlayStation, Sega Saturn, Mega Drive e SNES.
  • Super Street Fighter II Turbo (1994), que adicionava o personagem Akuma.
  • Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (2003), edição especial comemorativa de 15 anos de Street Fighter, lançado para X-Box e PS2. O Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (HSFII:TAE) reúne as cinco versões oficiais do SFII (The World Warrior, Champion Edition, Turbo/Hyper Fighting, Super e Super Turbo) numa 'hiper' edição que permite recriar um combate entre qualquer personagem de qualquer SFII. É, sem dúvida, uma retrospectiva de entretenimento inalterada, mas não existem muitos games da época do SFII que tenham permanecido tão fortes até aos dias de hoje. Os elementos 'novos' são a já referida possibilidade de escolher um personagem de cada versão, as músicas em versões Arrange (além das versões em CPS-1 e CPS-2) e versões em CPS-1 de músicas como a do Opening de Super Street Fighter II: The New Challengers e de lutadores surgidos somente a partir dessa versão (Cammy, Fei Long, Dee Jay, T. Hawk e Akuma) que não existiam até então. Será que o simples Guerreiro Mundial Ryu consegue derrotar o super peso-pesado Super Turbo Ken? Será que a Hiper Lutadora Chun-Li consegue ser melhor que a sua Super encarnação? Só existe uma forma de descobrir. Para evitar desigualdades evidentes, a Capcom manteve o equilíbrio de jogo de cada uma das edições, mas enquanto as personagens das edições mais recentes beneficiam de movimentos extra, os elementos das edições anteriores são bastante mais poderosos. Embora os não seguidores deste título possam ficar espantados com a excessiva onda de entusiasmo à volta deste game, para os fãs que seguiram o game ao longo dos anos representa uma oportunidade única. Desde então o melhor Street Fighter II já lançado até hoje.
  • Super Street Fighter II Turbo HD Remix (2008), novo remake anunciado pela Capcom, o jogo será todo redesenhado em alto definição e estará disponível ainda este ano apenas Online para Playstation 3 e Xbox 360. O jogo conta com toda jogabilidade original em gráficos novos desenhados pela UDON comics e trará os 16 personegens originais de Super Street Fighter II Turbo e também o secreto Akuma.Street Fighter III fora lançado em 1997. Não teve tanto sucesso quanto II pelo advento de jogos de luta em 3D como Tekken fora que só ficou realmente disponível para todos quando foi lançado para PS2 e Xbox 360, na época de lançamento só haviam versões para Arcades e Dream Cast.. Teve três novas versões:
  • Street Fighter III: New Generation (1997): Jogo lançado com 12 personagens, apenas 2 clássicos que eram Ken e Ryu e os outros 9 eram totalmente novos incluindo o chefe final do jogo (Sean, Oro, Dudley, Elena, Yun, Yang, Necro, Alex, Ibuki e o chefe final Gill).Street Fighter III: 2nd Impact - Giant Attack (1998): Segunda versão do jogo trouce algumas mudanças na jogabilidade e mais 3 novos personagens. Akuma voltando para animar o jogo, Hugo que veio direto do Final Fight e Urien.

  • Street Fighter III: 3rd Strike - Fight for the Future (1999): Ultima versão do jogo trouce mudanças novamente na jogabilidade e visual, todos os cenários são novos e contém mais 5 personagens q são eles: Makoto, Remy, Twelve, o estranho e misterioso Q e a famosa Chun-Li. Nas versões para Playstation 2 e Xbox 360 tiveram modificações como "Extra Options" que modifica a jogabilidade deixando o jogo com o estilo que você esolher, podendo deixar disponíveis todos os especiais na luta e até colocar combos no estilo de Darkstalkers.

Os dois primeiros foram lançados para o Sega Dreamcast como Street Fighter III: Double Impact . O terceiro fora incluido em Street Fighter Anniversary Collection para PlayStation 2 e Xbox, além de também ter sido lançado para Dreamcast.

Street Fighter Zero é uma subsérie, com 3 games e uma compilação por ora.
  • Street Fighter Zero: Warrior's Dreams (1995), convertido para Game Boy Color, PlayStation, Sega Saturn e Windows.
  • Street Fighter Zero 2 (1996), convertido para PlayStation, Sega Saturn, SNES e Windows.
  • Street Fighter Zero 2 Alpha (1996), convertido para PlayStation e Sega Saturn.
  • Street Fighter Zero 3 (1998), versão de Arcade.
  • Street Fighter Zero 3 Upper(1999), atualização incluindo novos personagens (Guile, Dee Jay, T. Hawk, Fei long, Evil Ryu e Shin Akuma) lançado para Playstation 2, Sega Saturn e Dream Cast. (2002)Anos depois saiu a versão de GBA incluindo mais 3 novos personagens (Maki, Yun e Eagle).
  • Street Fighter Zero 3 Double Upper(2006), versão lançada para PSP que contou com mais uma atualização incluindo Ingrid nos personagens.
  • Street Fighter Zero Anthology (2006), compilação para o PlayStation 2.
Durante o evento londrino "Capcom Gamers' Day 07", a Capcom anunciou entre vários títulos, que o tão esperado Street Fighter IV. Foi exibido inclusive um teaser em que Ryu e Ken se enfrentam. O jogo terá gráficos 3D e gameplay 2D. Chun Li, Dhalsim, Zangief e Blanka também estão confirmados no game. Um modo online também já foi confirmado.

Fonte: Wikipedia

2 comentários:

Guizão ® disse...

Massa...alguem ja jogo essa edição: street fight undergorund mother fucker HDMI high definition II Turbo selecto nitro Box Super mega hiper shit

é de gala moçada...1TB o tamanho, na discada demora bem poco só 12 meses, se não cair a conexão..vai sair pro X-Box 420º

=)

Anônimo disse...

We should have a great day today.